Corte de Espinhos e Rosas, Sarah J. Maas
Para quem está habituada(o) à comunidade booktok e bookstagram – ou tem por hábito visitar livrarias – muito provavelmente já se deparou com este nome.
Sarah J. Maas é a autora da tão falada saga Corte de Espinhos e Rosas (A Court of Thorns and Roses), conhecida pelo acrónimo ACOTAR.
Durante algum tempo adiei a leitura desta saga, pois não se falava noutra coisa e receava ser só mais um livro sobrevalorizado.
No entanto, sentia vontade de entrar no mundo da literatura fantástica e de ter entusiasmo por esse género literário. Confesso que não sei se esta deveria ter sido a minha primeira escolha, mas a verdade é que, embora com alguns clichés, cumpriu o propósito e deixou-me completamente agarrada à leitura!
Tanto… que nem a meio do livro ia e fui adquirir os 2 livros seguintes. 😅
Para quem não conhece, ACOTAR conta a história de um mundo dividido entre humanos e criaturas fantásticas, entre elas, os chamados seres feéricos.
Inicialmente os humanos tinham sido escravizados por fadas, conseguindo libertar-se e “coexistir” com estes seres míticos.
Cinco séculos após a guerra que definiu o futuro de ambas as espécies, a família de Feyre, filha de um casal de mercadores, perde tudo o que tem, obrigando-a a tornar-se caçadora para a sobrevivência da restante família.
No entanto, Feyre mata uma fada zoomórfica (transformada em Lobo), quebrando assim o tratado entre humanos e fadas… Como consequência, Feyre é levada para o mundo feérico onde é forçada a conviver com Tamlin, o Grande Senhor da Corte da Primavera.
Enquanto Feyre tenta perceber quais as hipóteses de fugir a esta situação, descobre que uma sombra avança sobre o mundo feérico e, possivelmente, passará para o mundo humano. Condenando assim, tudo e todos.
Sarah J. Maas criou um mundo em que é muito fácil perceber a atração que estes livros têm tido junto do público. Quanto mais avançamos na história, vamos percebendo o que realmente se passa no mundo feérico e a história das personagens pode tornar-se bastante cativante.
Até agora estou curiosa e tenciono terminar a saga para poder formar uma opinião mais acertiva 😊
Para quem tiver interesse deixo a ordem da saga:
– A Court of Thorns and Roses (PT: Corte de Espinhos e Rosas) – acrónimo: ACOTAR
– A Court of Mist and Fury (PT: Corte de Névoa e Fúria) – acrónimo: ACOMAF
– A Court of Wings and Ruin (PT: Corte de Asas e Ruina) – acrónimo: ACOWAR
– A Court of Frost and Starlight (PT: Corte de Gelo e Estrelas) – acrónimo: ACOFAS [este é considerado um spin-off)
– A Court of Silver Flames (PT: Corte de Chamas Prateadas) – acrónimo: ACOSF
E vocês? Já leram?