E-readers: Valem a pena?
Se há coisa que adoro quando quero comprar um livro é o ritual a ele associado: Entrar numa livraria, correr as vastas prateleiras e corredores, pegar no livro, sentir o aroma peculiar das suas páginas e o prazer que me traz levar uma nova aventura debaixo do braço. Talvez seja por isso que, por muito tempo, nem sequer coloquei a hipótese de adquirir um e-reader.
No entanto, por questões de organização e otimização de espaço, assim como facilitar viagens… comecei a pesquisar sobre o tema. E a verdade é que hoje, é um dispositivo sem o qual não vivo.
Tal como alguns artigos me ajudaram a decidir, espero que este te ajude a ti ☺️
Vantagens:
- Leve e portátil: Dependendo do modelo, por norma, os e-readers são bastante leves e não ocupam espaço nenhum. São ótimos no dia-a-dia, para levar na mala ou ir de viagem.
- Leitura adaptável e confortável: Os e-readers permitem a escolha do tamanho de letra, do espaçamento entre linhas e a adaptação da sua luminosidade. O que faz com que a leitura se adapte ao que de melhor vai ao encontro do hábito e gosto de leitura de cada um.
- Acesso fácil e rápido a livros: Seja onde for, desde que se tenha acesso a wi-fi, é possível pesquisar os livros que queremos e adquiri-los.
- Rentabilização de espaços físicos: Para quem adora ler e não tem muito espaço em casa, para guardar as inúmeras aventuras e mundos que quer conhecer, um e-reader pode ser a opção certa.
- Experiência sensorial: Muitos leitores gostam de marcar as passagens de um livro, embora com algumas condicionantes, os e-readers mais recentes permitem destacar ou sinalizar as frases que mais gostamos e até incluir comentários.
- Poupança: Muitos dos e-books são, por vezes, mais baratos.
Claro que podem existir algumas condicionantes, tais como:
- Investimento inicial: Para a aquisição de um e-reader é necessário algum investimento inicial. Hoje em dia existe um mercado muito vasto e com muitas opções. Tudo se resume ao equilíbrio entre preço / qualidade.
- Bateria: Já sabemos quem ganha neste aspecto não é? Mas, também, é verdade que grande parte dos e-readers disponíveis no mercado têm uma duração longa entre recargas.
- Não tens troféus na estante: Sim, sabemos perfeitamente que quem é ávido pela leitura e adora livros, gosta exibir a sua última leitura na estante, como se de um troféu se tratasse (também me incluo nesta categoria). Ora, com um e-reader não o podes fazer… é certo. Mas tens sempre o Goodreads para isso 😅
Acredito que a compra de um e-reader seja uma escolha de acordo com a preferência de cada leitor e de como cada um gosta de viver os seus momentos de leitura. Para mim, tornou-se um aliado nas minhas deslocações ou até para ler à noite. Contudo, não deixo de comprar os livros físicos que quero mesmo ter em casa. Acaba por se tornar uma questão de equilíbrio e de preferência.
E tu? Tens? Ou preferes apenas ler físicos?