Castelo e Vila de Monsaraz, Alentejo
Localizado no Alentejo, o Castelo de Monsaraz situa-se na freguesia de Monsaraz, Município de Reguengos de Monsaraz, Distrito de Évora.
Uma Vila medieval que mantém a sua magia de outrora. Feita de cal e xisto, com magníficas histórias de reis e cavaleiros templários.
Construída no topo de uma colina, Monsaraz é uma das Vilas mais bonitas do Alentejo. Monsaraz chegou a conquistar lugar nas 7 Maravilhas de Portugal (2017).
“(…) de nome Saris ou Sarish, Monsaraz foi conquistada aos muçulmanos por Geraldo Sem Pavor, em 1167, numa incursão militar que saiu de Évora. Após a derrota sofrida em Badajoz, D. Afonso Henriques volta a perder controlo de Monsaraz para os mouros. Contudo, em 1232, D. Sancho II recupera de vez Monsaraz com o apoio e auxílio dos Templários, a quem acaba por doar a bela Vila Alentejana. Aliás, as marcas deixadas pela Ordem do Templo, mais tarde Ordem de Cristo, estão ainda vivas e de boa saúde por entre as muralhas de Monsaraz.” – fonte www.visiteevora.net/monsaraz
A Vila possui 4 portas de entrada pelas muralhas: Porta da Vila, Porta de Évora, Porta de Évora e Porta da Alcoba.
Na visita a esta Vila podem apreciar o Largo Dom Nuno Álvares Pereira, a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Lagoa, a Igreja da Misericórdia, o Pelourinho de Monsaraz, arquitetura da Casa de Monsaraz e o Museu do Fresco
O Castelo de Monsaraz é um importante ponto turístico do Alentejo e de Portugal. A entrada é gratuita.